O maior brasileiro de todos os tempos

Baseado no formato criado pela BBC de Londres, uma das mais tradicionais emissoras de rádio e TV do mundo, o SBT trouxe ao Brasil “The Greats” – o programa que elege aquele que se destaca pelo seu legado à sociedade.
Já foram eleitos representantes de outros países, entre eles: Winston Churchill, na Inglaterra; Leonardo da Vinci, na Itália; Nelson Mandela, na África do Sul; Salvador Allende, no Chile; Charles de Gaulle, na França e agora Chico Xavier, no Brasil – democraticamente eleitos pelo povo, através da internet e SMS.
“O maior brasileiro de todos os tempos” mobilizou o país por mais de 3 meses. Na primeira fase do programa, os internautas participaram indicando o seu “favorito” livremente.
Os brasileiros votaram em seus ídolos, cantores, artistas de TV, políticos, religiosos, enfim, foi uma eleição democrática onde foram computados aproximadamente um milhão e trezentos mil votos e selecionados os 100 mais votados.
Dos 100 mais votados foram selecionados os 12 primeiros, com 77,0 % dos votos do público: Fernando Henrique Cardoso, Lula, Oscar Niemeyer, Getúlio Vargas, Santos Dumont, Princesa Isabel, Juscelino Kubitschek, Irmã Dulce, Ayrton Senna, Tiradentes, Pelé, e Chico Xavier, todos eles merecedores, cada qual com sua história de vida!
A partir daí começou o confronto, sendo que cada um desses finalistas era representado por um “embaixador” que, ao vivo, deveria exaltar as qualidades de seu representado: legado, caráter, liderança, coragem e compaixão.
Fomos convidados pelo SBT para atuar como embaixador de Chico Xavier.
Imagine nossa responsabilidade!
Por sorteio, Chico Xavier e Irmã Dulce foram os primeiros a se defrontarem.
Nossa atuação foi baseada na convivência que tivemos, como repórter, durante mais de trinta anos acompanhando o trabalho de Chico Xavier.
Destacamos seus momentos de desprendimento em favor de pessoas e entidades pobres e mostramos ao Brasil atos extremamente humanos de Chico Xavier, o que nos ajudou no convencimento dos que nele votaram.
A competente equipe de produção do SBT apresentou ao público, através de vídeos e depoimentos, a trajetória de vida dos ilustres brasileiros que chegaram à final.
O embaixador de Irmã Dulce foi o Padre Antônio Maria, uma pessoa doce e carismática. Ficamos amigos.
O resultado desse confronto foi: Chico Xavier 50,5% x Irmã Dulce 49,5%.
Vitória apertadíssima! Chico foi classificado para a semifinal.
Na semifinal o confronto foi com Ayrton Senna, cujo embaixador foi o escritor Ernesto Rodrigues, autor de livros sobre o campeão de Formula 1, e o resultado foi: Chico Xavier 63,8 % x Ayrton Senna 36,2%.
Esse resultado foi bem mais confortável e Chico passou para a final!
Na final o confronto foi entre três vencedores! Chico Xavier, Santos Dumont e Princesa Isabel.
Contamos com a torcida dos representantes do Centro Espírita Perseverança, Seara Bendita e Grupo Espírita da Prece, que nos deram muita força.
Foi mais uma comemoração do que um confronto e, no dia 03 de outubro – nascimento de Allan Kardec – o codificador do espiritismo, Chico Xavier com 71,4% dos votos foi aclamado “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”!
Venceu o “Mensageiro do amor”!

Texto elaborado para o Jornal Espirita Verdade e Vida – São José do Rio Preto

Comentários

  1. M L T N 21 de maio de 2016 Responder

Deixe seu comentário